Destaques, fique por dentro em um clique.

Coloque nossas editorias em seu website

Caso tenha gostado dos nossos serviços de editoria a Webcombrasil disponibiliza as editorias para que possa ser inserida em site, blogs, etc. Basta copiar e colar este código ao lado no local apropriado em seu website.

Saúde

 

07/05/2018 OMS: nove em cada 10 pessoas respiram ar contaminado

Mais de 90% da população mundial respira um ar contaminado, advertiu nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a poluição responsável por sete milhões de mortes ao ano.

Repórter: Alexandre Salvador
07/05/2018 Pesquisa identifica alta capacidade de prevenção a doenças em frutas desconhecidas

Araçá-boi, cambuití-cipó, murici vermelho, juquirioba… já experimentou alguma delas? Embora sejam pouco conhecidas, estas e outras frutas nativas possuem um potencial de prevenção a doenças cardiovasculares, diabetes, mal de Alzheimer, Parkinson, tipos de câncer e até obesidade superior a outras espécies mais popularizadas.

Repórter: Alexandre Salvador
04/05/2018 Cientistas analisam DNA da rosa para cultivo mais resistente a pragas

Uma nova e detalhada análise do genoma da rosa moderna deve ajudar os cultivadores a melhorar características como a resistência a pragas e à seca, além de aumentar a vida útil das hastes cortadas, disseram pesquisadores.

Repórter: Alexandre Salvador
04/05/2018 Diabetes insípidus pode ser falta do hormônio antidiurético

Quando falamos de diabetes, sempre vem à cabeça o tipo 1 e tipo 2. Mas existem outros tipos. Você já ouviu falar da diabetes insípidus? A doença dá muito sede! Esse tipo pode ser a falta do hormônio antidiurético ou a incapacidade de ação desse hormônio. Isso vai levar a um aumento da produção de urina pelo paciente.

Repórter: Alexandre Salvador
04/05/2018 Como sua dieta pode influenciar a chegada da menopausa

Uma dieta rica em carboidratos pode provocar menopausa precoce, sugere um estudo da Universidade de Leeds, no Reino Unido, com 914 mulheres britânicas. Comer muita massa e arroz foi associado à chegada da menopausa um ano e meio mais cedo do que a idade média das mulheres no Reino Unido, de 51 anos.

Repórter: Alexandre Salvador
03/05/2018 Alho pode prevenir e combater vários tipos de doença

Alho: muitos amam, mas alguns odeiam. Tem quem ache que a comida fica sem sabor sem ele. Outras pessoas não suportam nem o cheiro. Mas afinal, o alho tem mesmo benefícios? Anti-inflamatório, previne câncer, bom para o colesterol. E como preparar?

Repórter: Alexandre Salvador
03/05/2018 Esforço de 200 cientistas no mundo inteiro cria mapa genético da Depressão

Em um esforço global para entender o peso genético da depressão, um consórcio de 200 cientistas, em 161 instituições do mundo inteiro, identificou 44 genes relacionados a formas severas da condição. Isso é particularmente importante porque a ciência já sabe que, em casos mais graves, a hereditariedade tem um peso importante na ocorrência da doença e era preciso conhecer os fatores que levam a isso.

Repórter: Alexandre Salvador
02/05/2018 Como as bactérias que você carrega podem estar afetando seu estado de espírito

Se há algo que nos torna humanos são nossas mentes, pensamentos e emoções. Um novo conceito controverso que está surgindo, contudo, aponta que as bactérias do intestino também têm um papel importante nisso: elas agiriam como uma espécie de mão invisível em nossos cérebros.

Repórter: Alexandre Salvador
02/05/2018 Mais de 360 brasileiros morreram de Febre Amarela desde julho

De julho do ano passado até a última terça-feira (24), 364 pessoas morreram devido à febre amarela no Brasil, segundo o novo boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde. Foram 22 novas mortes confirmadas durante a última semana.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Diarreia nem sempre está ligada aos alimentos estragados

Não é muito comum ouvir alguém reclamar do intestino solto. Geralmente, as pessoas comentam do intestino preso. Quando temos uma diarreia, por exemplo, costumamos associar o evento a algum alimento estragado. Entretanto, nem sempre a diarreia está associada a isso.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Anvisa autoriza venda de novos genéricos para HIV e pressão alta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval para a comercialização de quatro novos medicamentos genéricos. Um deles é o Entricitabina combinado com Fumarato de Tenofovir Desoproxila, produto usado para o tratamento de pessoas que contraíram o vírus HIV. O medicamento de referência é o Truvada, cujas indicações incluem a profilaxia pré-exposição (PReP), usada para reduzir o risco de infecção pelo vírus adquirido sexualmente em adultos de alto risco. No Brasil, a detentora do registro é a Blanver Farmoquímica e Farmacêutica S/A.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Parceria quer impulsionar a descoberta de fármacos a partir da biodiversidade

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios firmaram uma parceria com o objetivo de identificar substâncias da biodiversidade brasileira que permitam desenvolver novos fármacos para as áreas de oncologia e dermocosmético.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Laboratório testa vacina com resultado duradouro contra o Câncer

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia de Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), desenvolveram uma combinação de vacinas contra o câncer com resultados duradouros quando testada em camundongos.

Repórter: Alexandre Salvador
27/04/2018 Patente de um dos remédios mais caros do mundo agora é pública

A pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, tornar pública a patente do medicamento Soliris (eculizumab), o único disponível para o tratamento de uma doença rara que afeta o sistema sanguíneo e é um dos remédios mais caros do mundo. Com a decisão, abre-se espaço para a produção de genéricos do produto a preços mais baixos.

Repórter: Alexandre Salvador
26/04/2018 Brasil terá mais de 29 mil casos de câncer associados ao peso em 2025, diz estudo

O Brasil terá 29.490 casos de câncer associados a um elevado IMC (Índice de Massa Corporal) em 2025, mostra estudo publicado por pesquisadores brasileiros, americanos e franceses na "Cancer Epidemiology". O número responderá a 4,6% de todos os casos de novos câncer diagnosticados.

Repórter: Alexandre Salvador
26/04/2018 Uso de enxaguantes bucais em dentes com cárie ajuda a impedir avanço da doença, diz estudo em Campinas

Uma pesquisa feita em Campinas (SP) analisou amostras de dentes saudáveis e com cárie inicial submetidas a enxaguantes e clareadores bucais e concluiu que os produtos aumentam a dureza dos dentes, deixando-os mais resistentes e evitando o avanço da doença.

Repórter: Alexandre Salvador
26/04/2018 Casos de Malária aumentam na Venezuela e se espalham pela América Latina, diz OMS

A malária está se espalhando rapidamente pela Venezuela, com mais de 406 mil casos registrados em 2017, um aumento de 69 por cento em relação ao ano anterior, a maior taxa de aumento no mundo todo, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

Repórter: Alexandre Salvador
25/04/2018 Vírus Sincicial Respiratório (VSR) pode ser confundido com a gripe

Um vírus muito comum que chega junto com o outono e com o inverno é a principal causa de infecções respiratórias em crianças. O nome dele é vírus sincicial respiratório (VSR). Assim que os sintomas aparecem, a doença pode ser confundida com uma simples gripe, mas a atenção deve ser redobrada principalmente para crianças de até dois anos, pois pode levar até a internação.

Repórter: Alexandre Salvador
25/04/2018 Como um tropeiro do século 18 espalhou mutação genética rara que causa câncer no Brasil

Maria Isabel Achatz ainda estava na faculdade de Medicina, em São Paulo, no final dos anos 1990, quando encontrou a paciente que mudaria sua carreira e sua vida para sempre. Era uma mulher que havia tido câncer seis vezes - em todas elas, tumores primários, ou seja, independentes um do outro.

Repórter: Alexandre Salvador
25/04/2018 Atenção primária é o meio mais eficaz de garantir bem-estar na velhice

A Constituição de 1988 consagrou a saúde como “direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doença e de outros agravos e possibilitando o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação”.

Repórter: Alexandre Salvador
24/04/2018 Como o estímulo de áreas do cérebro pode silenciar compulsão por comida

Anna viveu deprimida durante boa parte de sua vida adulta, sempre buscando tratamentos que pudessem ajudá-la. Ela tomou antidepressivos, frequentou psicoterapia e até tentou terapia eletroconvulsiva - o uso da eletricidade pelo cérebro.

Repórter: Alexandre Salvador
24/04/2018 Desigualdade afeta atual surto de Febre Amarela no País

Ao se despedir do verão, época mais propícia para a expansão da febre amarela, o Brasil começa a fazer um balanço de como a doença se manifestou na população nos últimos meses.

Repórter: Alexandre Salvador
24/04/2018 Dormir tarde aumenta chance de morte prematura, aponta estudo

Pessoas que dormem tarde e têm dificuldades para acordar de manhã têm risco maior de morrer de forma prematura, segundo um estudo recente realizado por uma universidade em Chicago, nos Estados Unidos.

Repórter: Alexandre Salvador
24/04/2018 Conheça o canudo que permite beber água suja de esgoto sem ficar doente

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 2,1 bilhões de pessoas no planeta que não têm uma fonte segura de água para beber. Consequentemente, mais pessoas morrem ao beber água contaminada todo ano do que de qualquer forma de violência, incluindo guerras.

Repórter: Alexandre Salvador
19/04/2018 Sociedade Brasileira de Imunizações diz que reforço de dose da vacina contra Febre Amarela pode ser considerado

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) chegou ao consenso de que um segundo reforço da dose da vacina contra a Febre Amarela pode ser considerado, principalmente nas crianças vacinadas antes dos dois anos de idade. O entendimento foi proferido na atualização do calendário vacinal para o segundo semestre de 2018 e começo de 2019.

Repórter: Alexandre Salvador
19/04/2018 OMS alerta para surto de Sarampo nas Américas; onze países têm casos da doença

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou novos dados sobre o avanço do sarampo na região das Américas. Atualmente, são 11 países que notificaram casos confirmados da doença. Em março, eram oito.

Repórter: Alexandre Salvador
19/04/2018 Maior parte de nosso corpo é formada de micro-organismos

Mais da metade do seu corpo não é humano, dizem cientistas. As células humanas constituem apenas 43% da contagem total de células do corpo. O resto são micro-organismos. Entender essa parte escondida de nós mesmos - o chamado microbioma - está transformando rapidamente a compreensão de doenças que vão desde alergias até mal de Parkinson.

Repórter: Alexandre Salvador
18/04/2018 Estresse e ansiedade provocam a dor de cabeça tensional

A cefaleia tensional atinge mais quem tem entre 20 e 40 anos e é mais comum em mulheres do que em homens. As causas da dor são o estresse e a ansiedade. Ela vai de leve a moderada e incomoda bastante. A sensação é que uma faixa está apertando a cabeça, fazendo pressão. Normalmente, essa é uma dor que passa com repouso ou analgésico.

Repórter: Alexandre Salvador
18/04/2018 Cientistas testam método capaz de prever resposta a antidepressivo

Em estudo publicado no "JAMA Psychiatry", cientistas acreditam ter encontrado um método para prever quais pacientes vão ter alta ou baixa probabilidade de responder ao tratamento com antidepressivos. O artigo está disponível on-line e deve ser publicado em junho de 2018.

Repórter: Alexandre Salvador
18/04/2018 Vacina experimental pode trazer alívio para alergia a amendoim

Um estudo publicado no "Journal of Allergy and Clinical Immunology" demonstra como vacinas podem ser utilizadas com sucesso no tratamento de alergias. Uma boa parte das alergias ocorre quando o sistema imunológico percebe alguns alimentos como "invasores" a serem atacados. Como se o amendoim virasse um vírus, por exemplo.

Repórter: Alexandre Salvador
<< | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | >>
  • Webcombrasil nas redes sociais:

WEBCOMBRASIL l A sua agência de comunicação
Rua da Glória, 72 Terceiro Andar, Sala 301, Centro Cívico, Curitiba/PR
CEP: 80030-060
www.webcombrasil.com.br
central@webcombrasil.com.br