Destaques, fique por dentro em um clique.

Coloque nossas editorias em seu website

Caso tenha gostado dos nossos serviços de editoria a Webcombrasil disponibiliza as editorias para que possa ser inserida em site, blogs, etc. Basta copiar e colar este código ao lado no local apropriado em seu website.

Saúde

 

05/09/2017 Novos casos de malária no RJ fazem pesquisadores comprovarem teoria proposta por cientista há 50 anos

Há quase meio século, o parasitologista Leônidas Deane documentou um caso de infecção humana de malária pelo Plasmodiumsimium, até então responsável pela doença em macacos. Naquela época, era só uma hipótese sem chance de comprovação com a ajuda da tecnologia. Agora, pesquisadores, por meio do sequenciamento do genoma, conseguiram comprovar a tese de Deane, com publicação do estudo nesta quinta-feira (31), na revista "The Lancet Global Health".

Repórter: Alexandre Salvador
04/09/2017 Comissão da Câmara propõe proibição de indicações políticas em hospitais públicos

A comissão externa da Câmara que acompanha a situação dos hospitais federais do Rio de Janeiro anunciou que apresentará um projeto de lei para impedir indicações políticas para cargos em hospitais federais de todo o país.

Repórter: Alexandre Salvador
04/09/2017 Pacientes têm problemas de visão após olhar para eclipse sem proteção

A agência espacial americana (Nasa) e diversos especialistas alertaram: não é seguro olhar para o sol sem proteção. Mesmo assim, alguns observadores do eclipse solar total resolveram arriscar no último 21 de agosto. O resultado, de acordo com alguns médicos dos Estados Unidos, são pacientes com problemas de vista chegando aos consultórios.

Repórter: Alexandre Salvador
04/09/2017 EUA autorizam primeira terapia genética para tratamento de câncer

Os Estados Unidos autorizaram nesta quinta-feira (30) a utilização de terapia genética para o tratamento de câncer pela primeira vez. A técnica, chamada de CAR T-cell, tem resultados promissores, mas ainda não chegou ao Brasil.

Repórter: Alexandre Salvador
01/09/2017 Contaminação dentro de veículos chega a 10 mil fungos e bactérias com risco de disenteria e convulsões

Espirrar, coçar os cabelos, o nariz, tossir e se alimentar dentro do carro são ações que, de tão comuns, acabam sendo nocivas à saúde. Uma pesquisa feita com 76 partes internas de carros constatou contaminação, em todos os itens, de até 10 mil fungos e bactérias que causam de rinites e micoses até infecções de urina, pulmonares, disenteria e convulsões, principalmente em bebês e crianças.

Repórter: Alexandre Salvador
31/08/2017 SUS joga fora R$ 16 milhões em medicamentos de alto custo

O Sistema Único de Saúde (SUS) gasta cerca de R$ 7,1 bilhões por ano para comprar esses remédios. Mas pelo menos uma parte desse valor tem ido direto para o lixo.

Repórter: Alexandre Salvador
31/08/2017 EUA condenam clínicas ‘inescrupulosas’ de terapias com células-tronco

O FDA (sigla para FoodandDrugsAdministration), órgão que regulamenta o setor de medicamentos nos Estados Unidos, condenou em nota oficial o que chamou de “falsas promessas” de clínicas que têm utilizado células-tronco como marketing para seus produtos.

Repórter: Alexandre Salvador
31/08/2017 Vacinação em queda no Brasil preocupa autoridades por risco de surtos e epidemias de doenças fatais

Desde 2013, a cobertura de vacinação para doenças como caxumba, sarampo e rubéola vem caindo ano a ano em todo o país e ameaça criar bolsões de pessoas suscetíveis a doenças antigas, mas fatais. O desabastecimento de vacinas essenciais, municípios com menos recursos para gerir programas de imunização e pais que se recusam a vacinar seus filhos são alguns dos fatores que podem estar por trás da drástica queda nas taxas de vacinação do país.

Repórter: Alexandre Salvador
30/08/2017 Paraná já registrou mais de 770 casos de picadas por escorpiões em 2017

Em todo o Paraná, já foram registrados 771 casos de picadas por escorpiões em 2017, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) levantados até 4 de agosto. No ano passado, foram 1.740 casos de acidentes no estado e duas mortes confirmadas – uma em Paranavaí e outra em Cianorte, ambas no noroeste paranaense.

Repórter: Alexandre Salvador
30/08/2017 SUS inclui medicamento anti-HIV na lista de remédios essenciais

O Sistema Único de Saúde incluiu o antirretroviral dolutegravir na lista de medicamentos essenciais desse ano. Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento é uma nova alternativa para portadores do vírus HIV e possui menos efeitos colaterais.

Repórter: Alexandre Salvador
30/08/2017 Anti-inflamatório pode reduzir risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares

Um novo estudo sugere que o uso de remédios anti-inflamatórios pode reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. Segundo os autores do trabalho, trata-se do maior avanço no tratamento de doenças cardíacas desde o uso de estatinas para reduzir o colesterol.

Repórter: Alexandre Salvador
29/08/2017 Zika age como HIV e ‘derruba’ sistema imune de gestantes, diz estudo

O vírus zika 'derruba' o sistema imunológico de mulheres grávidas e, com isso, atravessa a placenta, chega até o feto e provoca as nefastas anomalias registradas em recém-nascidos.

Repórter: Alexandre Salvador
29/08/2017 Contra a depressão, uso de medicamentos é melhor que o de corrente elétrica

Um estudo recém-publicado no New England Journal of Medicine põe em dúvida a eficácia do tratamento contra a depressão que tem como pressuposto estimular áreas do cérebro com correntes elétricas de baixa intensidade.

Repórter: Alexandre Salvador
28/08/2017 Dentes de leite: quando e em que ordem nascem?

Quando começam a nascer os primeiros dentes do meu bebê? Em que ordem eles aparecem? Essas são algumas das principais questões dos pais após os primeiros meses de vida de um filho. Ainda que muitos busquem um manual sobre o desenvolvimento dos pequenos, algumas respostas não são definitivas.

Repórter: Alexandre Salvador
28/08/2017 Como cientistas 'enganaram' plantas para fabricar vacina contra a pólio

Uma pesquisa em que plantas foram "enganadas" para a produção da vacina da poliomielite (paralisia infantil) pode transformar a forma de fabricação de imunizantes, dizem cientistas do Centro John Innes, na Inglaterra. Segundo a equipe, o processo é barato, fácil e rápido.

Repórter: Alexandre Salvador
25/08/2017 23% dos profissionais da área são graduados em enfermagem, diz pesquisa da Fiocruz

Dos 1,8 milhão de trabalhadores das equipes de enfermagem no Brasil, somente 23% são formados no curso superior de enfermagem. Os outros 77% são auxiliares e técnicos. Os dados são da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil feita Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que considera as redes pública e privada.

Repórter: Alexandre Salvador
25/08/2017 Governo amplia público-alvo de vacinas de HPV para adultos até 26 anos

Municípios que tenham vacina de HPV em estoque com prazo de validade até setembro poderão, a partir desta sexta-feira (18), aplicá-la em homens e mulheres com até 26 anos. Terminado o estoque que está prestes a vencer, as vacinas deverão voltar a ser administradas apenas para o público-alvo, de 9 a 15 anos.

Repórter: Alexandre Salvador
25/08/2017 Antibióticos podem diminuir capacidade do corpo de lutar contra uma doença

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, mostraram que antibióticos podem interferir na capacidade do organismo de combater uma doença.

Repórter: Alexandre Salvador
24/08/2017 Bactérias afetam capacidade do Aedes de transmitir doenças, diz estudo

Há algum tempo, estudos estão demonstrando que não é somente a simples existência do Aedes aegypti que permite com que ele transmita doenças -- mas também uma série de alterações em seu organismo; entre elas, sua flora intestinal.

Repórter: Alexandre Salvador
24/08/2017 Dor de garganta, tosse seca e rouquidão podem ser sintomas de refluxo

O refluxo faz parte da vida de muita gente, mas só 30% das pessoas que têm o problema sentem sintomas como azia e queimação no estômago. Muitas vezes a tosse que não passa, o nariz entupido, a rouquidão e até a dor de dente podem ser sinais importantes da doença.

Repórter: Alexandre Salvador
23/08/2017 Com falta de seringa, diabéticos estão sendo orientados a 'reutilizar' material

Há dez anos, a aposentada Adeilda Barbosa utiliza duas seringas por dia para tratar a diabetes com insulina. Nesse mês, no entanto, recebeu apenas 30.Mas, ao contrário do que pensou Adeilda, não houve engano algum. Quando voltou ao serviço de saúde na semana seguinte, ela foi orientada a reutilizar o material.

Repórter: Alexandre Salvador
23/08/2017 Cientistas desenvolvem exame de sangue capaz de detectar câncer com precisão

Pesquisadores do Centro Kimmel para o Câncer, da Universidade Johns Hopkins (EUA), estão desenvolvendo um exame de sangue para detectar o câncer com precisão. A partir de fragmentos de DNA, o teste identificou a presença de tumores em mais da metade dos 138 participantes da pesquisa.

Repórter: Alexandre Salvador
22/08/2017 SUS inclui teste rápido para dengue e chikungunya

O Sistema Único de Saúde incluiu em sua lista de procedimentos os aguardados testes rápidos para a detecção de dengue e chikungunya. Com o teste, não será necessário utilizar a estrutura laboratorial -- o que diminui os custos com a detecção. Ainda, a comprovação da infecção sai entre 20 e 30 minutos.

Repórter: Alexandre Salvador
22/08/2017 Alunos de escola técnica no Recife criam aplicativo para ajudar mães de crianças com microcefalia

Estudantes da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), na Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, criaram um aplicativo de celular para ajudar as mães de crianças com microcefalia associada ao vírus da zika. Com o dispositivo, é possível pesquisar sobre a doença, fazer um diário sobre a evolução delas, além de identificar as principais atividades oferecidas na rede de saúde para ajudar no tratamento.

Repórter: Alexandre Salvador
22/08/2017 Vacina contra zika do Instituto Evandro Chagas deverá ser testada em humanos em 2018

Uma das iniciativas de vacina contra o vírus da zika, em testes no Instituto Evandro Chagas, sediado no Pará, já apresentou resultados promissores em camundongos e primatas, e deverá ser testada em humanos em 2018. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11) na XIX Jornada Nacional de Imunizações, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações, em São Paulo.

Repórter: Alexandre Salvador
22/08/2017 HC da Unicamp é 1º do SUS a ter equipamento que reduz em 70% tempo de cirurgias endovasculares

O Hospital de Clínicas da Unicamp (HC) será o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) a contar com um equipamento que reduz em 70% o tempo para a realização de cirurgias endovasculares e capaz de triplicar a quantidade de procedimentos atendidos pela equipe do local. Atualmente, segundo a unidade médica, somente sete instituições particulares contam com o recurso no país.

Repórter: Alexandre Salvador
21/08/2017 Excesso de escovação faz mal?

Não há dúvidas sobre a importância da escovação regular dos dentes. Mas, assim como muitas coisas na vida, o exagero na prática pode ser prejudicial para a nossa saúde bucal.

Repórter: Alexandre Salvador
21/08/2017 Excesso de pele se torna drama para pacientes após cirurgia bariátrica

É muito comum casos de pessoas que, ao passarem por processos de grande perda de peso, seja através da cirurgia bariátrica ou por outro motivo, acumulem muita quantidade de pele na barriga, braços e em outras áreas do corpo. E, ao contrário do que se pensa, este problema não é meramente estético. Correspondente a 16% do peso corporal, a pele tem funções importantes como térmica, de defesa orgânica e proteção e é vital para a sobrevivência do corpo humano.

Repórter: Alexandre Salvador
21/08/2017 Dez sintomas de câncer que a maioria das pessoas ignora

Todos os dias milhares de pessoas no mundo recebem o tão temido diagnóstico de diferentes tipos de câncer, infelizmente, em sua maioria, quando já estão em etapas avançadas. Porém, alguns sintomas que, às vezes podem parecer comuns, são um sinal de alerta para a doença.

Repórter: Alexandre Salvador
21/08/2017 Termogênico: saiba os cuidados no consumo

Um dos produtos mais usados por frequentadores de academia são os termogênicos. O princípio dessa suplementação é simples: há um aumento da temperatura corporal. Esse processo ocorre por meio de desacoplamento mitocondrial - um processo celular, o que faz com que o organismo consuma mais calorias e acelere o metabolismo, levando à perda de gordura corporal.

Repórter: Alexandre Salvador
<< | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | >>
  • Webcombrasil nas redes sociais:

WEBCOMBRASIL l A sua agência de comunicação
Rua da Glória, 72 Terceiro Andar, Sala 301, Centro Cívico, Curitiba/PR
CEP: 80030-060
www.webcombrasil.com.br
central@webcombrasil.com.br