Destaques, fique por dentro em um clique.

Coloque nossas editorias em seu website

Caso tenha gostado dos nossos serviços de editoria a Webcombrasil disponibiliza as editorias para que possa ser inserida em site, blogs, etc. Basta copiar e colar este código ao lado no local apropriado em seu website.

Saúde

 

24/05/2018 Mudanças climáticas propiciam expansão de doenças como dengue, diz WWF

O aumento da temperatura e a incidência de secas, resultantes do processo de mudança climática, propiciam a expansão de doenças transmitidas por mosquitos como dengue, leishmanioses, malária e febre amarela. Para marcar o Dia Internacional da Biodiversidade, a WWF-Brasil lançou hoje (22) uma publicação que reúne diversos estudos que apontam impactos negativos das condições climáticas no país.

Repórter: Caroline Cury
24/05/2018 Aumentam as taxas de autismo nos Estados Unidos

As taxas de autismo continuam a se elevar, de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). O autismo é um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por comportamentos repetitivos e desafios com habilidades sociais e comunicação.

Repórter: Caroline Cury
24/05/2018 Consumo de nozes pode reduzir risco de doenças cardiovasculares e diabetes

Comer nozes pecans todos os dias durante quatro semanas melhora certos marcadores de risco de doenças cardiometabólicas, de acordo com um estudo publicado na revista Nutrients.

Repórter: Caroline Cury
24/05/2018 Esportes de contato podem a levar a alterações no cérebro

Até que ponto os esportes com contato físico vigoroso podem prejudicar os cérebros dos jogadores? Pesquisadores americanos descobriram que existem diferenças nos cérebros de atletas que praticam esportes de contato e aqueles que praticam esportes sem contato. ajudar a perder peso?

Repórter: Caroline Cury
24/05/2018 Mudar os horários das refeições pode melhorar sua saúde

A ciência alerta frequentemente para os riscos de saúde presentes em ignorar o ritmo natural do corpo. Mas será que os horários das nossas refeições estão de acordo com o nosso "relógio" natural? Uma mudança nos horários das refeições pode melhorar a nossa saúde e ajudar a perder peso?

Repórter: Caroline Cury
22/05/2018 Brasil e OMS investigam risco de terapia anti-HIV em gestantes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Organização Mundial de Saúde investigam uma possível associação entre o uso do antirretroviral dolutegravir (medicamento usado para o controle do HIV) na gravidez e um defeito no tubo neural em fetos. O tubo neural é a estrutura que dará origem à medula espinhal e ao cérebro. A associação foi identificada em um estudo independente feito em Botswuana, na África.

Repórter: Caroline Cury
18/05/2018 Desde 2015, Brasil teve 351 mortes de fetos, bebês e crianças associadas ao vírus da zika

Desde o início do registro das más-formações associadas ao vírus da zika no Brasil (novembro de 2015), o país teve 351 mortes provocadas por infecção pelo vírus, mostra último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (que contabilizou dados até 14 de abril de 2018).

Repórter: Caroline Cury
18/05/2018 Fazer exercícios não freia avanço da demência, indica pesquisa

Os exercícios físicos para pessoas com sintomas de demência leve ou moderada "não funcionam", de acordo com estudo publicado na revista acadêmica British Medical Journal.

Repórter: Caroline Cury
18/05/2018 Pessoas com problemas de audição são mais propensas a sofrerem acidentes

A dificuldade auditiva está associada a lesões acidentais, de acordo com um estudo publicado no periódico JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery.

Repórter: Caroline Cury
17/05/2018 Crianças que dormem pouco têm maior risco de obesidade

A obesidade infantil é uma preocupação crescente em todo o mundo. Estudo da Federação Mundial de Obesidade estima que o número de crianças e adolescentes acima do peso deve aumentar de 220 milhões para 268 milhões nos próximos dez anos. Além da má alimentação e do sedentarismo, pesquisa da Universidade de Warwick mostrou que dormir pouco aumenta o risco de ganho de peso em crianças e adolescentes.

Repórter: Caroline Cury
17/05/2018 Infecção aumenta o risco de AVC durante o parto

As mulheres grávidas portadoras de uma infecção, ao darem entrada em um hospital para o parto, podem estar em maior risco de ter um acidente vascular cerebral (derrame cerebral) durante a sua permanência hospitalar, de acordo com uma nova pesquisa.

Repórter: Caroline Cury
17/05/2018 Demora no diagnóstico de câncer leva à mastectomia em 70% dos casos

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)  alerta que em 70% dos casos de câncer de mama diagnosticados no país a mulher passa por uma mastectomia (remoção total da mama). O principal motivo é que a doença é identificada em estágio avançado.

Repórter: Caroline Cury
17/05/2018 Estudo associa relógio biológico a transtornos de humor

Um estudo divulgado pela publicação médica The Lancet Psychiatry revela que alterações no relógio biológico podem aumentar o risco de desenvolver problemas de humor, que variam de diferentes graus de solidão a depressão severa e transtorno bipolar.

Repórter: Caroline Cury
17/05/2018 Pela 1ª vez, OMS publica lista com diagnósticos essenciais para centros de saúde

A Organização Mundial de Saúde publicou, pela 1ª vez, uma lista de 113 diagnósticos as quais todas as pessoas deveriam ter acesso. Tratam-se dos testes mais comuns, como para detecção do HIV e diabetes, até de doenças prioritárias para o combate global: como a malária. Os testes são recomendações e não têm o poder de serem obrigatórios; as decisões da OMS, entretanto, servem para justificar e validar políticas de saúde de governos locais.

Repórter: Caroline Cury
15/05/2018 Brasil perde 34 mil leitos hospitalares do SUS em oito anos

Nos últimos oito anos, o Brasil perdeu 34 mil leitos hospitalares em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde.

Repórter: Alexandre Salvador
15/05/2018 Pesquisa aponta que usar celular ou ler durante refeições aumenta consumo de calorias em até 20%

Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (Ufla) mostrou que usar o celular ou ler durante as refeições pode aumentar o consumo de calorias em até 20%. O estudo associa o uso de um smartphone ou a leitura à uma distração que pode levar a pessoa a comer mais.

Repórter: Alexandre Salvador
15/05/2018 Cura para calvície pode estar próxima, mostra novo estudo

A calvície afeta cerca de metade dos homens até os 50 anos de idade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e é um problema que até hoje não tinha uma solução médica definitiva. No entanto, pesquisadores descobriram uma potencial cura para ela usando um remédio originalmente criado para tratar a osteoporose.

Repórter: Alexandre Salvador
15/05/2018 Lúpus: sintomas, diagnóstico e tratamentos

Uma doença crônica que, às vezes, tem um diagnóstico demorado. Estamos falando do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Disciplina é fundamental no tratamento, tanto na mudança de hábitos como com a medicação.

Repórter: Alexandre Salvador
14/05/2018 O que é a dieta nórdica, que pode fazer bem à saúde e é recomendada pela OMS

Uma revisão de estudos feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovou as evidências de que tanto a dieta mediterrânea quanto a nórdica podem ajudar a reduzir o risco de doenças não transmissíveis como o câncer, o diabetes e os problemas cardiovasculares, frequentemente associados à obesidade.

Repórter: Alexandre Salvador
14/05/2018 Mortes por Sarampo no Brasil estão associadas a outras doenças

O Ministério da Saúde informou que de janeiro até o dia 30 de abril o país registrou duas mortes por sarampo, ambas no estado de Roraima. Segundo a pasta, a evolução para óbito ocorreu nesses casos porque havia comorbidades (quando pacientes já têm alguma debilidade por outra doença). O ministério informa ainda que o país tem 103 casos confirmados e 289 em investigação.

Repórter: Alexandre Salvador
11/05/2018 Cientistas obtém estruturas embrionárias sem passar pela fecundação

Um grupo de cientistas criou "estruturas embrionárias" próximas a um embrião em seu estágio inicial, a partir de células-tronco de rato, sem recorrer à fecundação, publicou a revista científica Nature.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Pesquisador alerta para aumento de casos de chikungunya no Rio de Janeiro

Apenas nos três meses primeiros meses deste ano, o número de casos de chikungunya registrado no estado do Rio de Janeiro é quase o mesmo notificado durante todo o ano de 2017. De janeiro a março de 2018, foram 4.262 notificações da doença, enquanto em 2017, 4.305. Na cidade do Rio de Janeiro, a região com maior número de notificações foi a zona Oeste, principalmente os bairros de Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Estudo identifica pela 1ª vez genes essenciais de parasita causador da Malária

Novas técnicas genéticas identificaram pela 1ª vez quais genes são essenciais para a sobrevivência do plasmodiumfalciparum, parasita causador da forma mais letal da malária. O estudo foi publicado na revista "Science" e pode auxiliar no desenvolvimento de novas drogas para combater mortes pela doença. O falciparumé responsável por 90% das fatalidades de malária no mundo, de acordo com os autores da pesquisa. O parasita também está ficando resistente aos tratamentos atuais.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Hormônio que afeta pressão arterial pode estar envolvido na presença do Autismo

A vasopressina, um hormônio conhecido por regular processos que envolvem a pressão arterial, também está associada a mecanismos de interação social; e, em níveis muito baixos, pode ser um indício da presença de autismo, diz estudo publicado na "Science Translational Medicine". A pesquisa envolveu cientistas de duas instituições norte-americanas: a Universidade de Stanford e a Universidade da Califórnia.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 O que você precisa saber na hora de escolher o tipo de cirurgia plástica

Alguns pacientes perdem peso muito rápido e o excesso de pele é tanto que começa a causar problemas. Nesses casos extremos, alguns médicos indicam a plástica para retirada do excesso. Também existe a postura – quando pacientes emagrecem muito, sentem a mudança no equilíbrio do corpo, o que pode acarretar problemas.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Por que os casos de Malária cresceram 50% no Brasil após 6 anos de queda

Equipado com microscópios e medicamentos, um barco deixa a área urbana de Bagre, no Pará, rumo aos povoados da cidade localizados no meio da floresta amazônica - o mais distante deles, a 18 horas de viagem. O objetivo da viagem é combater a malária, que voltou a crescer. De um ano para outro, o número de casos no município subiu impressionantes 5160% - de 129, em 2016, para 6789, em 2017.

Repórter: Alexandre Salvador
09/05/2018 Imperfeições da mordida estão entre os principais problemas odontológicos

Insônia, estresse, desgaste ósseo, inflamação na gengiva, dor de cabeça. A mordida pode dizer muito sobre uma pessoa. As imperfeições da mordida, também chamadas de oclusão dentária, estão na terceira posição entre os problemas de odontologia mais frequentes da população brasileira.

Repórter: Alexandre Salvador
09/05/2018 Entenda oito processos biológicos que explicam relação da obesidade com o Câncer

Um estudo recente publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostrou que o Brasil terá 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade em 2025. O número é bem maior que os 15 mil casos registrados em 2012, último dado coletado sobre a relação. Atualmente, os casos de câncer associados ao peso elevado respondem por 3,8% de todos os diagnósticos oncológicos feitos no país; daqui a sete anos, serão 4,6%.

Repórter: Alexandre Salvador
08/05/2018 Milho é o principal componente de diversas marcas de molho shoyu do Brasil, não a soja

Um grupo de pesquisadores brasileiros analisou a composição química de 70 amostras deshoyu de marcas que estão no Brasil, sendo que 58 são fabricadas no país. Os resultados mostram que muitas empresas substituem a soja pelo milho – que é o principal componente dos molhos investigados.

Repórter: Alexandre Salvador
08/05/2018 Cientistas encontram novo tipo de célula do sistema imune no leite materno

Um novo tipo de células do sistema imune que ajudam a combater infecções no bebê foi encontrado no leite materno, diz estudo publicado nesta quinta-feira (3) no "JAMA Pediatrics'. Essas células atuam na linha de frente do combate de ameaças enquanto o sistema imunológico do bebê está em formação, dizem os cientistas.

Repórter: Alexandre Salvador
<< | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | >>
  • Webcombrasil nas redes sociais:

WEBCOMBRASIL l A sua agência de comunicação
Rua da Glória, 72 Terceiro Andar, Sala 301, Centro Cívico, Curitiba/PR
CEP: 80030-060
www.webcombrasil.com.br
central@webcombrasil.com.br