Destaques, fique por dentro em um clique.

Coloque nossas editorias em seu website

Caso tenha gostado dos nossos serviços de editoria a Webcombrasil disponibiliza as editorias para que possa ser inserida em site, blogs, etc. Basta copiar e colar este código ao lado no local apropriado em seu website.

Saúde

 

10/05/2018 Pesquisador alerta para aumento de casos de chikungunya no Rio de Janeiro

Apenas nos três meses primeiros meses deste ano, o número de casos de chikungunya registrado no estado do Rio de Janeiro é quase o mesmo notificado durante todo o ano de 2017. De janeiro a março de 2018, foram 4.262 notificações da doença, enquanto em 2017, 4.305. Na cidade do Rio de Janeiro, a região com maior número de notificações foi a zona Oeste, principalmente os bairros de Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Estudo identifica pela 1ª vez genes essenciais de parasita causador da Malária

Novas técnicas genéticas identificaram pela 1ª vez quais genes são essenciais para a sobrevivência do plasmodiumfalciparum, parasita causador da forma mais letal da malária. O estudo foi publicado na revista "Science" e pode auxiliar no desenvolvimento de novas drogas para combater mortes pela doença. O falciparumé responsável por 90% das fatalidades de malária no mundo, de acordo com os autores da pesquisa. O parasita também está ficando resistente aos tratamentos atuais.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Hormônio que afeta pressão arterial pode estar envolvido na presença do Autismo

A vasopressina, um hormônio conhecido por regular processos que envolvem a pressão arterial, também está associada a mecanismos de interação social; e, em níveis muito baixos, pode ser um indício da presença de autismo, diz estudo publicado na "Science Translational Medicine". A pesquisa envolveu cientistas de duas instituições norte-americanas: a Universidade de Stanford e a Universidade da Califórnia.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 O que você precisa saber na hora de escolher o tipo de cirurgia plástica

Alguns pacientes perdem peso muito rápido e o excesso de pele é tanto que começa a causar problemas. Nesses casos extremos, alguns médicos indicam a plástica para retirada do excesso. Também existe a postura – quando pacientes emagrecem muito, sentem a mudança no equilíbrio do corpo, o que pode acarretar problemas.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Por que os casos de Malária cresceram 50% no Brasil após 6 anos de queda

Equipado com microscópios e medicamentos, um barco deixa a área urbana de Bagre, no Pará, rumo aos povoados da cidade localizados no meio da floresta amazônica - o mais distante deles, a 18 horas de viagem. O objetivo da viagem é combater a malária, que voltou a crescer. De um ano para outro, o número de casos no município subiu impressionantes 5160% - de 129, em 2016, para 6789, em 2017.

Repórter: Alexandre Salvador
09/05/2018 Imperfeições da mordida estão entre os principais problemas odontológicos

Insônia, estresse, desgaste ósseo, inflamação na gengiva, dor de cabeça. A mordida pode dizer muito sobre uma pessoa. As imperfeições da mordida, também chamadas de oclusão dentária, estão na terceira posição entre os problemas de odontologia mais frequentes da população brasileira.

Repórter: Alexandre Salvador
09/05/2018 Entenda oito processos biológicos que explicam relação da obesidade com o Câncer

Um estudo recente publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostrou que o Brasil terá 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade em 2025. O número é bem maior que os 15 mil casos registrados em 2012, último dado coletado sobre a relação. Atualmente, os casos de câncer associados ao peso elevado respondem por 3,8% de todos os diagnósticos oncológicos feitos no país; daqui a sete anos, serão 4,6%.

Repórter: Alexandre Salvador
08/05/2018 Milho é o principal componente de diversas marcas de molho shoyu do Brasil, não a soja

Um grupo de pesquisadores brasileiros analisou a composição química de 70 amostras deshoyu de marcas que estão no Brasil, sendo que 58 são fabricadas no país. Os resultados mostram que muitas empresas substituem a soja pelo milho – que é o principal componente dos molhos investigados.

Repórter: Alexandre Salvador
08/05/2018 Cientistas encontram novo tipo de célula do sistema imune no leite materno

Um novo tipo de células do sistema imune que ajudam a combater infecções no bebê foi encontrado no leite materno, diz estudo publicado nesta quinta-feira (3) no "JAMA Pediatrics'. Essas células atuam na linha de frente do combate de ameaças enquanto o sistema imunológico do bebê está em formação, dizem os cientistas.

Repórter: Alexandre Salvador
08/05/2018 Plástica no abdômen pode atrapalhar futura gravidez por reduzir espaço para bebê

Abdominoplastia é sonho para muita gente, mas pode trazer problemas, por exemplo, se a mulher decide engravidar depois de fazer a cirurgia. Foi o que aconteceu com a assistente executiva Paula Fróis.

Repórter: Alexandre Salvador
07/05/2018 Quatro mudanças de hábito que podem reduzir o risco de Câncer

Idade, genética e exposição a fatores de risco podem causar câncer. Dessas três causas, só podemos controlar uma: a exposição a fatores de risco. Os fatores de risco são similares no mundo todo: cigarro, alimentação e nutrição inadequadas, álcool, doenças sexualmente transmissíveis e a exposição ao sol.

Repórter: Alexandre Salvador
07/05/2018 Cinco fatores que podem estar te fazendo engordar sem que você saiba o porquê

Muita gente acredita que a luta contra a obesidade é apenas uma questão de força de vontade para manter uma dieta, mas as pesquisas médicas mais recentes sugerem o contrário.

Repórter: Alexandre Salvador
07/05/2018 OMS: nove em cada 10 pessoas respiram ar contaminado

Mais de 90% da população mundial respira um ar contaminado, advertiu nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera a poluição responsável por sete milhões de mortes ao ano.

Repórter: Alexandre Salvador
07/05/2018 Pesquisa identifica alta capacidade de prevenção a doenças em frutas desconhecidas

Araçá-boi, cambuití-cipó, murici vermelho, juquirioba… já experimentou alguma delas? Embora sejam pouco conhecidas, estas e outras frutas nativas possuem um potencial de prevenção a doenças cardiovasculares, diabetes, mal de Alzheimer, Parkinson, tipos de câncer e até obesidade superior a outras espécies mais popularizadas.

Repórter: Alexandre Salvador
04/05/2018 Cientistas analisam DNA da rosa para cultivo mais resistente a pragas

Uma nova e detalhada análise do genoma da rosa moderna deve ajudar os cultivadores a melhorar características como a resistência a pragas e à seca, além de aumentar a vida útil das hastes cortadas, disseram pesquisadores.

Repórter: Alexandre Salvador
04/05/2018 Diabetes insípidus pode ser falta do hormônio antidiurético

Quando falamos de diabetes, sempre vem à cabeça o tipo 1 e tipo 2. Mas existem outros tipos. Você já ouviu falar da diabetes insípidus? A doença dá muito sede! Esse tipo pode ser a falta do hormônio antidiurético ou a incapacidade de ação desse hormônio. Isso vai levar a um aumento da produção de urina pelo paciente.

Repórter: Alexandre Salvador
04/05/2018 Como sua dieta pode influenciar a chegada da menopausa

Uma dieta rica em carboidratos pode provocar menopausa precoce, sugere um estudo da Universidade de Leeds, no Reino Unido, com 914 mulheres britânicas. Comer muita massa e arroz foi associado à chegada da menopausa um ano e meio mais cedo do que a idade média das mulheres no Reino Unido, de 51 anos.

Repórter: Alexandre Salvador
03/05/2018 Alho pode prevenir e combater vários tipos de doença

Alho: muitos amam, mas alguns odeiam. Tem quem ache que a comida fica sem sabor sem ele. Outras pessoas não suportam nem o cheiro. Mas afinal, o alho tem mesmo benefícios? Anti-inflamatório, previne câncer, bom para o colesterol. E como preparar?

Repórter: Alexandre Salvador
03/05/2018 Esforço de 200 cientistas no mundo inteiro cria mapa genético da Depressão

Em um esforço global para entender o peso genético da depressão, um consórcio de 200 cientistas, em 161 instituições do mundo inteiro, identificou 44 genes relacionados a formas severas da condição. Isso é particularmente importante porque a ciência já sabe que, em casos mais graves, a hereditariedade tem um peso importante na ocorrência da doença e era preciso conhecer os fatores que levam a isso.

Repórter: Alexandre Salvador
02/05/2018 Como as bactérias que você carrega podem estar afetando seu estado de espírito

Se há algo que nos torna humanos são nossas mentes, pensamentos e emoções. Um novo conceito controverso que está surgindo, contudo, aponta que as bactérias do intestino também têm um papel importante nisso: elas agiriam como uma espécie de mão invisível em nossos cérebros.

Repórter: Alexandre Salvador
02/05/2018 Mais de 360 brasileiros morreram de Febre Amarela desde julho

De julho do ano passado até a última terça-feira (24), 364 pessoas morreram devido à febre amarela no Brasil, segundo o novo boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde. Foram 22 novas mortes confirmadas durante a última semana.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Diarreia nem sempre está ligada aos alimentos estragados

Não é muito comum ouvir alguém reclamar do intestino solto. Geralmente, as pessoas comentam do intestino preso. Quando temos uma diarreia, por exemplo, costumamos associar o evento a algum alimento estragado. Entretanto, nem sempre a diarreia está associada a isso.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Anvisa autoriza venda de novos genéricos para HIV e pressão alta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval para a comercialização de quatro novos medicamentos genéricos. Um deles é o Entricitabina combinado com Fumarato de Tenofovir Desoproxila, produto usado para o tratamento de pessoas que contraíram o vírus HIV. O medicamento de referência é o Truvada, cujas indicações incluem a profilaxia pré-exposição (PReP), usada para reduzir o risco de infecção pelo vírus adquirido sexualmente em adultos de alto risco. No Brasil, a detentora do registro é a Blanver Farmoquímica e Farmacêutica S/A.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Parceria quer impulsionar a descoberta de fármacos a partir da biodiversidade

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios firmaram uma parceria com o objetivo de identificar substâncias da biodiversidade brasileira que permitam desenvolver novos fármacos para as áreas de oncologia e dermocosmético.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Laboratório testa vacina com resultado duradouro contra o Câncer

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia de Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), desenvolveram uma combinação de vacinas contra o câncer com resultados duradouros quando testada em camundongos.

Repórter: Alexandre Salvador
27/04/2018 Patente de um dos remédios mais caros do mundo agora é pública

A pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, tornar pública a patente do medicamento Soliris (eculizumab), o único disponível para o tratamento de uma doença rara que afeta o sistema sanguíneo e é um dos remédios mais caros do mundo. Com a decisão, abre-se espaço para a produção de genéricos do produto a preços mais baixos.

Repórter: Alexandre Salvador
26/04/2018 Brasil terá mais de 29 mil casos de câncer associados ao peso em 2025, diz estudo

O Brasil terá 29.490 casos de câncer associados a um elevado IMC (Índice de Massa Corporal) em 2025, mostra estudo publicado por pesquisadores brasileiros, americanos e franceses na "Cancer Epidemiology". O número responderá a 4,6% de todos os casos de novos câncer diagnosticados.

Repórter: Alexandre Salvador
26/04/2018 Uso de enxaguantes bucais em dentes com cárie ajuda a impedir avanço da doença, diz estudo em Campinas

Uma pesquisa feita em Campinas (SP) analisou amostras de dentes saudáveis e com cárie inicial submetidas a enxaguantes e clareadores bucais e concluiu que os produtos aumentam a dureza dos dentes, deixando-os mais resistentes e evitando o avanço da doença.

Repórter: Alexandre Salvador
26/04/2018 Casos de Malária aumentam na Venezuela e se espalham pela América Latina, diz OMS

A malária está se espalhando rapidamente pela Venezuela, com mais de 406 mil casos registrados em 2017, um aumento de 69 por cento em relação ao ano anterior, a maior taxa de aumento no mundo todo, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

Repórter: Alexandre Salvador
25/04/2018 Vírus Sincicial Respiratório (VSR) pode ser confundido com a gripe

Um vírus muito comum que chega junto com o outono e com o inverno é a principal causa de infecções respiratórias em crianças. O nome dele é vírus sincicial respiratório (VSR). Assim que os sintomas aparecem, a doença pode ser confundida com uma simples gripe, mas a atenção deve ser redobrada principalmente para crianças de até dois anos, pois pode levar até a internação.

Repórter: Alexandre Salvador
<< | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | >>
  • Webcombrasil nas redes sociais:

WEBCOMBRASIL l A sua agência de comunicação
Rua da Glória, 72 Terceiro Andar, Sala 301, Centro Cívico, Curitiba/PR
CEP: 80030-060
www.webcombrasil.com.br
central@webcombrasil.com.br