Destaques, fique por dentro em um clique.

Coloque nossas editorias em seu website

Caso tenha gostado dos nossos serviços de editoria a Webcombrasil disponibiliza as editorias para que possa ser inserida em site, blogs, etc. Basta copiar e colar este código ao lado no local apropriado em seu website.

Meio Ambiente

 

15/12/2017 'Barulho da Terra' do fundo oceânico intriga cientistas

Por meio de um sismógrafo de fundo oceânico, geofísicos registraram anomalias acústicas, causadas pelas vibrações livres do leito marinho. O estudo correspondente foi publicado na revista Geophysical Research Letters.

Repórter: Alexandre Salvador
15/12/2017 CNPEM e laboratórios estudam plantas brasileiras em busca de novos medicamentos

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com sede em Campinas (SP), e empresas farmacêuticas lançaram um programa inédito no país para descobrir novos medicamentos usando como base plantas de diferentes biomas brasileiros.

Repórter: Alexandre Salvador
13/12/2017 Por que desprendimento de iceberg gigante na Patagônia intriga cientistas

Um iceberg gigante que se desprendeu da geleira Grey, no sul do Chile, pegou de surpresa autoridades locais e está intrigando especialistas.

Repórter: Alexandre Salvador
13/12/2017 Entenda como é o plano que tenta salvar 15 espécies de primatas amazônicos da extinção

O Ministério do Meio Ambiente aprovou plano de ação que tenta salvar 15 espécies de primatas amazônicos da extinção e beneficiar outras 7. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União e passa a vigorar a partir dessa data.

Repórter: Alexandre Salvador
12/12/2017 Pombas não têm 'cérebro de passarinho', revela estudo

As pombas podem ser mais inteligentes do que pensamos: de acordo com estudo publicado na revista "Current Biology", essas aves lidam com noções de tempo e espaço da mesma forma que os humanos e os macacos.

Repórter: Alexandre Salvador
12/12/2017 Software desenvolvido na UFU prevê alterações causadas por mudanças climáticas em vegetais

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveram, após mais de uma década de estudos, um software que prevê, com margem de acerto de 98%, as reações de vegetais diante de mudanças climáticas.

Repórter: Alexandre Salvador
11/12/2017 Estudo liga desaceleração da Terra a aumento de terremotos e prevê mais tremores devastadores em 2018

Um estudo de dois pesquisadores americanos está propondo uma nova abordagem sobre os terremotos e sugerindo que pode haver mais tremores de grande intensidade em 2018.

Repórter: Alexandre Salvador
07/12/2017 Falta de recursos para compra de supercomputador ameaça previsão do tempo do Cptec

Para tentar driblar a falta de recursos, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), de Cachoeira Paulista, aposta na manutenção do supercomputador Tupã - principal equipamento que faz a previsão do tempo em atividade no país. A máquina operada desde 2010 está no ‘fim da vida útil’ e na última semana chegou a parar por dois dias após travar. A manutenção é uma manobra para tentar dar 'sobrevida' ao supercomputador.

Repórter: Alexandre Salvador
06/12/2017 Nove milhões de pessoas morrem no mundo por ano vítimas da poluição

Câncer de pulmão, o que mais mata no mundo! E os casos têm aumentado, mesmo entre as pessoas que não fumam. A causa pode ser a poluição. Nove milhões de pessoas morrem por ano no mundo vítimas da sujeira do ar que respiram.

Repórter: Alexandre Salvador
05/12/2017 Assessor da OCEPAR explica por que reunião do PRC 100 sobre Infraestrutura foi um “divisor de águas”

A Reunião do Comitê de Infraestrutura do PRC 100, o Planejamento Estratégico do Cooperativismo, realizada na semana passada, em Curitiba, foi considerada um “divisor de águas” pelo Assessor Técnico da Gerência Técnica e Econômica do Sistema OCEPAR, Moisés Knaut. Ele explica por que a reunião foi tão importante.

Repórter: Alexandre Salvador
05/12/2017 Aquecimento global pode levar a mais erupções vulcânicas

O aumento da temperatura planetária está provocando o degelo dos glaciares, o que, por sua vez, está ligado a uma maior atividade vulcânica. Um estudo encabeçado por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) sugeriu que o degelo dos glaciares, que é uma das consequências do aquecimento global de nosso planeta, impacta o nível da atividade vulcânica. Os pesquisadores publicaram um estudo na revista científica Geology, informou o site da universidade britânica.

Repórter: Alexandre Salvador
05/12/2017 Fórum Mundial da Água alerta população sobre urgência de consumo racional

Como parte da preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, a organização do megaevento reuniu, no anexo do Palácio do Planalto, governadores, prefeitos e autoridades regionais e locais.

Repórter: Alexandre Salvador
01/12/2017 Número de terremotos catastróficos deve aumentar

Os cientistas dos EUA revelaram que o mundo enfrenta uma ameaça extremamente perigosa: o número de terremotos intensos aumentará ainda mais em 2018.

Repórter: Alexandre Salvador
30/11/2017 Transposição do rio São Francisco muda a vida no sertão da Paraíba

Uma obra contra a seca imaginada no século 19 virou realidade, pelo menos em parte, quando um dos dois eixos da transposição do rio São Francisco foi inaugurado em março deste ano.

Repórter: Alexandre Salvador
29/11/2017 Comunidade internacional decide na COP 23 que se reunirá em 2018 para avaliar emissões de CO2

Os negociadores do clima de quase 200 países da Cúpula do Clima da ONU (COP23) decidiram se reunir em 2018 para avaliar suas reduções de emissões de gases de efeito estufa, ao final de uma conferência ofuscada pela anunciada retirada dos Estados Unidos.

Repórter: Alexandre Salvador
28/11/2017 Como cidades brasileiras podem ser afetadas pelo derretimento das geleiras e aumento no nível do mar

O derretimento acelerado de algumas das maiores geleiras do planeta - do Ártico à Antártida - aflige cientistas em todo o mundo há alguns anos. Afinal, a previsão é que o aquecimento global continue desintegrando as grandes massas de gelo do mundo, o que deve elevar o nível dos oceanos e transformar a Terra.

Repórter: Alexandre Salvador
24/11/2017 Conheça algumas matérias-primas que poderiam virar energia limpa no Paraná

Quais matérias-primas o Paraná poderia investir no campo das energias renováveis? O Secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, cita alguns exemplos.

Repórter: Alexandre Salvador
24/11/2017 Reforço de R$ 420 milhões para combate ao desmatamento se deve à redução de taxa na Amazônia

A redução da taxa de desmatamento da floresta amazônica, anunciada às vésperas da Conferência do Clima (COP23), rendeu um reforço de caixa ao Brasil. Paralelamente às negociações climáticas em Bonn, foram anunciadas nesta terça-feira (14) doações internacionais que chegam a meio milhão de reais.

Repórter: Alexandre Salvador
24/11/2017 As razões do desaparecimento repentino de cachoeira de água azul no México

O paraíso chegou ao fim repentinamente - e ninguém entendeu o que estava acontecendo. As pessoas que vivem perto das quedas de Água Azul, um dos balneários mais visitados do sudeste do México, ficaram chocados quando a água praticamente parou de jorrar.

Repórter: Alexandre Salvador
24/11/2017 País é repleto de ilhas marítimas e fluviais

O Brasil é um país de proporções continentais e por isso possui dentro de seu território diversas ilhas diferentes e lindas para serem exploradas. Talvez o arquipélago de Fernando de Noronha seja o mais famoso, com diversas ilhas que formam um território rico em fauna, flora e vida marinha.

Repórter: Alexandre Salvador
23/11/2017 Geração de energias renováveis é tema de interesse das cooperativas

Um dos assuntos abordados pelo Secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, durante reunião com Diretores da OCEPAR, foi a geração de energias renováveis no Estado. Segundo o Secretário, é uma pauta de interesse das cooperativas também. Ortigara tratou sobre a possibilidade de fortalecer a micro e mini geração de energia.

Repórter: Alexandre Salvador
23/11/2017 O vilarejo transferido morro acima por causa da elevação do nível do mar

Uma lágrima escorre do rosto de Simione Botu, líder do clã de Vinidogola, em Fiji. Ele e todos os moradores do vilarejo foram obrigados a se mudar para uma área mais elevada, distante 2 km de onde diferentes gerações viveram, para não serem levados pela maré.

Repórter: Alexandre Salvador
23/11/2017 Placas tectônicas, a grande descoberta que permitiu responder intrigantes mistérios da natureza

O que você colocaria na lista das maiores descobertas científicas do século 20? Teoria da Relatividade Geral? Mecânica Quântica? Alguma coisa na área da genética, talvez?

Repórter: Alexandre Salvador
20/11/2017 Emissões de CO2 aumentam após três anos de estabilidade, diz relatório

Após três anos de estabilidade, a concentração de dióxido de carbono atmosférico atingiu 403 partes por milhão em 2016 e deverá aumentar em 2,5 partes por milhão em 2017. Até o final de 2017, as emissões globais devem aumentar 2% em relação ao ano anterior.

Repórter: Alexandre Salvador
20/11/2017 Por que é tão difícil prever um grande terremoto como o que atingiu a fronteira Irã-Iraque?

Todo ano são registrados oficialmente mais de 200 mil terremotos em nosso planeta, apesar de milhões deles ocorrerem. Muitos passam ao largo dos registros oficiais porque são demasiadamente leves para que possamos senti-los ou porque acontecem em zonas remotas que não são monitoradas pelas autoridades.

Repórter: Alexandre Salvador
16/11/2017 Ameaças ao planeta são muito piores do que há 25 anos, diz carta assinada por 15 mil cientistas

Vinte e cinco anos depois que cientistas do mundo todo lançaram um "alerta para a humanidade" sobre os perigos para o meio ambiente, uma nova atualização diz que a maioria das ameaças ao planeta está ficando "muito pior".

Repórter: Alexandre Salvador
14/11/2017 Segundo navio brasileiro de apoio à pesquisa parte para a Antártica

O navio polar Almirante Maximiano partiu rumo à Antártica para dar apoio a mais uma temporada de pesquisas durante o verão. A embarcação tem como principais tarefas servir como plataforma de pesquisas, levar pesquisadores a acampamentos e contribuir para o apoio logístico à base temporária brasileira na Ilha de Rei George.

Repórter: Alexandre Salvador
13/11/2017 Nova Délhi toma medidas de emergência em meio a poluição do ar extrema

A cidade de Nova Délhi, na Índia está tomando uma série de medidas de emergência devido à poluição do ar. A gravidade da situação levou o governo a implementar uma proibição total dos caminhões que entram na capital, bem como suspender temporariamente os projetos de construção civil. Foi tomada ainda a decisão altamente incomum de fechar todas as escolas.

Repórter: Alexandre Salvador
10/11/2017 União Europeia quer cortar emissões de carros em 30% até 2030

A União Europeia (UE) anunciou uma estratégia para impor limites mais rígidos às emissões de CO2 de automóveis entre 2021 e 2030.

Repórter: Alexandre Salvador
08/11/2017 Moradores insistem em morar nos vilarejos destruídos pela lama de Mariana

"Eu sou nascido, vivido e convivido aqui. Quando a pessoa é nascida, vivida e convivida em um lugar, é difícil ela sair dele". É assim que o agricultor João Elói da Silva, de 64 anos, explica porque deixou a família em Mariana 48 dias depois do rompimento da barragem de Fundão para voltar para o distrito de Paracatu, que foi engolida pela lama.

Repórter: Alexandre Salvador
<< | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | >>
  • Webcombrasil nas redes sociais:

WEBCOMBRASIL l A sua agência de comunicação
Rua da Glória, 72 Terceiro Andar, Sala 301, Centro Cívico, Curitiba/PR
CEP: 80030-060
www.webcombrasil.com.br
central@webcombrasil.com.br